A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à vacinação contra a gripe na segunda-feira (7), seguindo as diretrizes estabelecidas pelos documentos técnicos federal e estadual. Segundo a Secretaria de Saúde, 989 doses da vacina foram aplicadas somente no primeiro dia da ação.
Todas as salas de vacina do município estão abertas para a imunização, com exceção das unidades do Mantiqueira e do Eloyna.
Seguindo a diretriz do Ministério da Saúde que redefine o status de “campanha” para “estratégia de vacinação”, ficou definido que a imunização acontece somente para grupos prioritários, não contemplando a população geral neste momento. A mudança acorre devido ao declínio na cobertura vacinal do público-alvo, nos últimos onze anos.
Com a nova estratégia, a vacina é destinada exclusivamente aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a 6 anos; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; populações vulneráveis, como indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua; profissionais essenciais, incluindo trabalhadores da saúde, professores, forças armadas, segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários e dos correios; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; e indivíduos em privacidade de liberdade, como adolescentes em medidas socioeducativas, detentos a partir de 18 anos e funcionários do sistema prisional.
Para receber a vacina, é necessário apresentar carteira de vacinação e CPF. Gestantes também devem levar a carteira de pré-natal, enquanto os demais grupos precisam apresentar documento que comprove o vínculo empregatício. No caso das categorias profissionais ou no caso de pessoas com comorbidades, laudo médico.
A Prefeitura reforça a importância da adesão à vacinação pelos grupos elencados, visando a proteção contra a gripe e suas complicações, especialmente entre as populações mais vulneráveis.