Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (12) 98833-2077

Encontre o que deseja

    Cidade

Xadrez de Pinda recebe títulos

Publicada em 26/03/25 as 08:22h por Redação - 22 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Pindamonhangaba foi cenário de um grande evento do xadrez nestes últimos dias, o Regional Sudeste Absoluto STD Cidade de Pindamonhangaba-SP Memorial Josino Rezende e João Rodolpho Filho, no período de 20 a 23 de março no shopping Pátio Pinda com a organização do Circuito Vale+ de Xadrez Rápido e apoio do Clube de Xadrez de Pindamonhangaba.
O torneio principal contou com a participação de 70 atletas de várias cidades do Vale do Paraíba, grande São Paulo e também de outros Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e até mesmo de Santa Catarina.
O vencedor do torneio principal foi o Kauã Marques Silva com cinco pontos, seguidos do GM Everaldo Matsuura, também com 5 pontos. Ambos da cidade de São Paulo-SP. Em terceiro lugar, com 4,5 pontos, ficou Caio Henrique Angélico Silva do município de Lençóis Paulista-SP.
Na série Prata sagrou-se campeão Fernando César Silva Eufrásio, da cidade de Taubaté, com 4 pontos, em segundo lugar ficou o jogador Mateus de Castro Baptista, de Lorena, com 3,5 pontos e em terceiro lugar ficou o jogar de Pinda, Mateus Pereira da Silva, também com 3,5 pontos.
No torneio Rápido, realizado no sábado, dia 22/03, sagrou-se campeão o jogador contratado de Pinda, MI Diego Rafael Di Berardino, com 6,5 pontos, em segundo lugar ficou o jogador Victor Misao Buriti Kamamoto de Bauru, com 6 pontos e em terceiro lugar, Joaquim de Deus Filho, também com 6 pontos.
Conforme constava no regulamento e de acordo com o Comunicado CBX nº 088/2023, o evento deu direito à títulos e normas. Três talentosos jogadores de Pindamonhangaba receberam o direito aos títulos:
Título de Mestre Nacional: MN Alexandre de Jesus Silva
Título de Mestre Nacional Feminino: WNM Juliane de Oliveira Dias
Título de Candidato a Mestre Nacional: CNM Robson Daniel Paiva Miranda
A seguir um pouco da história de cada jogador, pois os títulos merecem reconhecimento e congratulações da comunidade enxadrística.

 

Mestre Nacional Alexandre de Jesus Silva
Alexandre de Jesus Silva, o mais novo MESTRE NACIONAL DE XADREZ de Pindamonhangaba é nascido no município no dia 27 de fevereiro de 1983, e reside neste município. Com 42 anos atualmente, casado com Janiele Aparecida dos Santos de Jesus Silva, filho de Waldiney Francisco da Silva e Maria Ivete de Jesus Silva, tem um irmão, Rodrigo de Jesus Silva.
Alexandre formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté no ano de 2005, é concursado na Prefeitura de Pindamonhangaba, onde atua como procurador e exerce a função de Diretor Jurídico Fiscal.
Seu primeiro contato com o xadrez foi na EE Dr. Alfredo Pujol, onde cursou o ensino Fundamental e concomitantemente no Clube Associação Atlética Ferroviária, onde teve aulas com o então professor da época, André Gustavo Piccolo, outro forte jogador deste município e com o saudoso Josino Fernando Mello Rezende, patrono do Clube de Xadrez de Pindamonhangaba.
Alexandre participou de várias edições dos Jogos Regionais e Abertos do Interior na década de 90, inclusive representando a cidade de São José dos Campos, porém hoje representa Pindamonhangaba e seus planos são de continuar representando, com orgulho, nosso município.
Atualmente, os principais mecanismos de estudos são os livros, análise de partidas, jogos e resolução de problemas no lichess e no chess.com
Além de André e Josino, também já recebeu orientação do MI Leandro Daniel Perdomo e atualmente faz aulas com o também mestre nacional Gabriel Miguel Carvalho Moreira.
Para Alexandre, o Xadrez não é apenas um jogo e sim uma Arte.
Alexandre atribui todo seu conhecimento em xadrez aos professores que já teve ao longo dos anos: André Piccolo, Josino Rezende, Leandro Perdomo e também ao amigo de longa data Moacyr Mendonça que sempre lhe emprestou livros e ainda hoje envia material de estudo, inclusive livros digitais.

 

Mestre Nacional Feminino Juliane de Oliveira Dias
Juliane de Oliveira Dias, a primeira MESTRE NACIONAL FEMININA de Pindamonhangaba, é nascida no município de Guaratinguetá-SP em 31 de julho de 1986. Atualmente com 38 anos, filha de Elisabeth de Oliveira Dias e Inácio Januário Dias. Tem 4 irmãs e é gêmea de Rafael Dias.
É residente em Pindamonhangaba, formada em Administração de Empresas pela FATEC de Guaratinguetá e possui MBA em Finanças e em Tecnologia (Big Data) pela tradicional Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalha atualmente como Supervisora de Controladoria na Amsted-Maxion em Cruzeiro.
Juliane conta que aprendeu os primeiros passos do xadrez em casa, aos cinco anos, com seu pai, Inácio Januário Dias, um conhecido e muito estimado jogador deste município, várias vezes campeão do JOMI e antigo professor do Clube de Xadrez.
Juliane é a jogadora que possui o maior número de participações ativas em Jogos Regionais e Jogos Abertos, sempre representando o município de Pindamonhangaba, há 20 anos.
Conta ainda que, desde a sua infância, seu pai Inácio Dias a levava ao Clube de Xadrez da época (antigo clube Literário) no município, no início dos anos 90, onde os amantes do xadrez se reuniam e lá conheceu grandes nomes do Xadrez pindense, como Gerson Ataíde, André Piccolo, Clayton Lagrotti, Moacyr Mendonça e também o patrono do atual Clube de Xadrez de Pinda, Josino Rezende (em memória).
Em 2004 conheceu os irmãos Davi e Denise Leal, técnicos da modalidade há muitos anos em Pinda e Davi a convidou para compor a equipe da cidade, após conhecê-la em um torneio de xadrez do Circuito Vale-paraibano, onde foi campeã feminino, na ocasião.
Juliane conta que essa parceria se mantém há mais de 20 anos, e que nesse período fez inúmeras amizades no xadrez de Pinda.
Como método de estudo, Juliane joga diariamente partidas on-line e acompanha grandes torneios clássicos, assistindo as partidas clássicas de enxadristas renomados mundialmente, o que, segundo ela, contribui muito para a evolução técnica do jogo.
Às terças-feiras, no horário noturno de treinamento, reúne-se com a equipe no Clube de Xadrez Josino Rezende, onde compartilham partidas, análises e praticam bastante, num ambiente fértil de aprendizado.

 

Candidato a mestre nacional Robson Daniel Paiva Miranda
Robson Daniel Paiva Miranda é nascido em Pindamonhangaba em 06 de março de 1983, atualmente, com 42 anos, filho de Ângela de Paiva Miranda e Rubens Miranda Filho, possui um irmão mais velho, Alexander Ranieri Paiva Miranda, é casado com Caroline Stefani Antonio Miranda e juntos possuem duas filhas, a mais velha, Letícia Ágnes Miranda com 12 anos e Lara Beatriz Miranda com 9 anos.
Robson reside em Pindamonhangaba, é formado em Sistemas de Informação (TI) pela UniFUNVIC, antiga FAPI e pós-graduado em Tecnologia em Recursos Humanos pela ESAB. Trabalha atualmente no Departamento de informática da empresa Tenaris Confab em Pindamonhangaba.
Robson conta que seu primeiro contato com o xadrez também foi na EE Dr. Alfredo Pujol, após seu irmão lhe ensinar os primeiros movimentos do jogo.
Ao longo de sua carreira na modalidade, participou de cerca de 11 edições dos Jogos Regionais, principalmente na década de 90 e algumas edições dos Jogos Abertos do Interior tanto representando o município de Pindamonhangaba quanto o de São José dos Campos.
Nos tempos de escola, participou de inúmeras fases de campeonatos escolares, conquistando, inclusive, o bicampeonato paulista. Nesta época, segundo ele, recebeu toda sua base para o xadrez profissional com o professor André Piccolo, com quem tinha aulas na Associação Atlética Ferroviária e também com o patrono do Clube de Xadrez de Pinda, Josino Rezende que fomentou esse esporte na cidade, recrutando atletas e dando todo o apoio para participação em torneios pelo Brasil.
Para Robson, Pinda sempre deu todo suporte para prática da modalidade de xadrez, culminando, em 2018 com a inauguração do Clube de Xadrez Josino Rezende, o que permitiu mais organização e apoio aos atletas continuarem se desenvolvendo, morando e defendendo a própria cidade, o que não é a realidade da maioria dos municípios.
Em relação ao método de estudo, Robson faz uso de livros, além de jogos e outras ferramentas on-line, que, nos últimos anos, se tornaram imprescindíveis para o desenvolvimento no xadrez.
Como já mencionado, seu primeiro professor, que lhe deu a base no xadrez foi André Piccolo e seu grande mentor, professor e treinador foi o saudoso Josino Rezende, que o inseriu no cenário profissional, na adolescência.
Josino, conhecido por sua enorme generosidade, ajudava também no seu desenvolvimento pessoal, patrocinando viagens, proporcionando caronas, alimentação e muito mais. Inclusive o seu primeiro jogo de peças de xadrez oficiais foi dado de presente por ele há mais de 20 anos. Seria impossível contabilizar o quanto Josino influenciou sua vida no xadrez.
Robson conta ainda que recebeu orientação do mestre nacional Gabriel Miguel e do mestre internacional Leandro Perdomo neste último ano, o que fez toda diferença no seu desenvolvimento.
Para Robson, os irmãos Davi e Denise Leal têm grande responsabilidade em relação ao crescimento do Xadrez no município, nas últimas 2 décadas, pois trabalham nos bastidores com muita dedicação e humanidade. Os resultados do trabalho deles são incontáveis.
Como Pinda possui jogadores muito fortes em todas as categorias, a troca de experiências sempre ajuda muito, além de considerar o relacionamento do time excepcional, dentro e fora dos tabuleiros.
Por fim, Robson não deixou de se lembrar e de mencionar, grandes nomes do xadrez de Pinda que sempre contribuíram generosamente para o desenvolvimento e divulgação da modalidade, como Gerson Ataíde, Moacyr Mendonça, Clayton Lagrotti, Inácio Dias e Gieds Cabral que fizeram parte da sua história, sendo que todos eles continuam praticando até hoje, ensinando, incentivando, desafiando e colaborando para o fortalecimento e crescimento da equipe, fato esse, considerado por Robson, o grande diferencial do time de Pinda.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (12) 98833-2077

Visitas: 20683 | Usuários Online: 160

Rádio Tribuna do Norte - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!